As comunidades contra-atacam: um momento para uma DAO de Creators

Cobogo
4 min readDec 6, 2022

DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas) podem ser uma ótima maneira de construir e capacitar sua comunidade. Este artigo é um guia rápido do que DAOs são, seus benefícios e como estamos fundando uma excelente ferramenta para Creators.

Para começar, uma DAO é uma sociedade virtual em que os donos são os próprios membros de sua comunidade, o que significa que não há uma autoridade centralizada controlando-a ou dando todas as ordens. Tudo isso acontece por meio de Smart Contracts, ou seja, programas auto-executáveis ​​que são executados uma vez que são atendidas condições predeterminadas. Esses Smart Contracts são usados ​​para automatizar a execução de um acordo para que todos os envolvidos possam ter certeza imediata do resultado. Os contratos inteligentes não são controlados diretamente por um usuário e são publicados para serem executados independentemente da rede e de quem a programa, tornando-os mais confiáveis.

O último parágrafo pode parecer um monte de palavras técnicas misturadas para um iniciante, mas o que basicamente significa é que os DAOs são automatizadas e não exigem poderes centralizados para aplicação de regras. Em outras palavras, você não precisa confiar em ninguém em uma DAO, apenas no código, que é transparente e verificável como qualquer contrato inteligente.

As DAOs, diferentemente das organizações tradicionais, são totalmente democráticas. Para isso, qualquer membro de uma organização desse tipo pode abrir uma votação se quiser implementar algum recurso novo ou fazer alterações na própria organização, e esses votos são contabilizados e implementados automaticamente. Tudo tem que ser aprovado pelos demais membros da comunidade, até movimentos de tesouraria, já que não há um CEO, ou um “patrão”, para autorizar as operações. DAOs de investimento dão poder aos seus membros para, entre outras coisas, pesquisar e votar em quais ativos determinado fundo (seja da DAO ou a quem a DAO presta serviço) deva aplicar seus recursos.

“Ok, até aqui tudo bem, mas como alguém se torna um membro de uma DAO?” A maneira mais comum de fazer parte de um DAO é por meio de uma associação baseada em tokens. Você pode negociar os tokens em uma corretora centralizada ou descentralizada e, apenas tendo o token, você tem acesso à votação e à comunidade. Em outras DAOs, especialmente as que estão em um estágio inicial, basta se enquadrar nos requisitos mínimos da comunidade que está sendo criada, assinar seu Charter, e começar a contribuir. Membros iniciais normalmente recebem NFTs não transferíveis (Soulbound), e em uma possível futura distribuição de tokens de governança, membros mais ativos (que mais contribuíram para a DAO), recebem uma maior quantidade de tokens, e consequentemente, maior peso em seus votos futuros.

Algumas pessoas neste ponto podem começar a se perguntar “eu poderia simplesmente criar um chat em grupo no Telegram e fazer com que as pessoas decidissem as coisas lá, sem a necessidade de um token”, e isso é verdade, mas isso não seria uma organização descentralizada , a menos que você tenha uma aplicação descentralizada e inviolável, confiasse que esse grupo administrasse e decidisse onde iria aplicar fundos de investimento milionários, além de existir todo um framework legal complexo e testado por trás (como é o caso da Cobogo DAO, que segue o framework da Origami). Neste exemplo de grupo do Telegram, você ainda estaria tomando todas as decisões, mesmo se tivesse uma votação acontecendo de vez em quando, e você poderia fazer algo que não foi votado, se quisesse. Claro, isso pode servir aos seus propósitos, mas com DAOs, você pode fazer muito mais, além de elas serem muito mais robustas e seguras.

Os Creators podem se beneficiar imensamente das DAOs, especialmente quando levam em consideração que geralmente precisam fazer seu conteúdo em organizações centralizadas. Essas entidades têm todo o poder sobre eles, podem arbitrariamente desmonetizar seus canais, censurar seu conteúdo, confiscar seus bens e até bani-los, mesmo sendo eles que ganham mais dinheiro.

Com os DAOs, os Creators poderiam remover os intermediários, ou seja, a grande empresa que vigiam tudo o que eles fazem, e reivindicar o poder sobre seu conteúdo e suas comunidades, automatizando tudo e distribuindo as recompensas para todos os membros.

Imagine uma DAO que une Creators, os maiores investidores, e autoridades da Creator Economy com o objetivo de estudar o mercado e investir nos Creators que serão as próximas estrelas. Além de agregar um nível de influência poderoso, podendo oferecer serviços valiosos, os Creators que receberem investimentos poderão ter suas carreiras catapultadas pelos próprios membros da DAO, através de dicas, infraestrutura, contatos, e collabs.

Isso é exatamente o que estamos fazendo com Cobogo DAO, e mais, queremos fazer uma afirmação e alinhar incentivos, por isso, 100% do carry (performance do fundo) será destinado para o tesouro da DAO. Além disso, estamos construindo isso tudo com os melhores: a Origami será nossa sócia na DAO, essa que foi responsável pela criação da Orange DAO (que levantou U$80M em funding) e VC3 (mais de 670 VCs juntas).

Se você é Creator, investidor ou profissional da Creator Economy e quer ser um membro fundador dessa DAO, entre no Discord da DAO e se apresente.

Sobre a Cobogo:

Cobogo é um ecossistema de investimentos em Creators. Permitimos que Creators se divulguem como empresas, criem suas próprias empresas dentro da legislação dos Estados Unidos para que possam lançar sua oferta pública de equity e receber investimentos, para escalar suas ideias e projetos.

Website | Documentation | Discord | Twitter | Telegram

--

--