Por que o número de curtidas nas redes sociais é uma métrica do passado?

Cobogo
4 min readNov 14, 2022

A maneira mais comum de medir o sucesso de alguém hoje em dia é observar o número de seguidores nas mídias sociais, e quantas curtidas ou quantos comentários eles recebem em cada foto, postagem ou tweet. Neste artigo, veremos por que essas métricas podem importar menos com o passar do tempo, especialmente em web3 e na perspectiva de um criador de conteúdo.

A quantidade de seguidores, com todo o resto constante, definitivamente indica que o Criador produz um bom conteúdo sobre um assunto popular. Quando se trata de marketing e publicidade, não há dúvida de que ter um grande número de seguidores e curtidas é benéfico para todos que tentam ganhar a vida como Criador de conteúdo, pois ajuda a dar exposição, o que, por sua vez, incentiva mais pessoas a tornarem-se seguidores, ou qualquer outra possibilidade que exista. É muito mais desafiador seguir alguém que tem apenas 4 ou 5 seguidores, em comparação com alguém que tem 1 milhão, então quanto mais seguidores alguém tiver, maior a probabilidade de obter ainda mais.

Claro, existem algumas estratégias para conseguir mais seguidores, você pode seguir um monte de pessoas todos os dias e deixar de seguir aqueles que não te seguem de volta depois de alguns dias, e isso pode fazer você adquirir milhares de novos seguidores. Algumas pessoas até compram seguidores. No entanto, esses não são seus “fãs”, são conexões superficiais na melhor das hipóteses. Um fã é alguém que vai falar sobre você, te indicar para amigos e familiares, comprar seus produtos, te elogiar e confiar em você, sem esperar nada em troca. Transformar alguém que é seguidor e ocasionalmente consome seu conteúdo em um verdadeiro fã é um longo caminho.

Fãs reais geralmente são esquecidos na busca por métricas de mídia social, mas a realidade é que, para ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões de seguidores, mas de uma quantidade razoável de fãs reais. Você pode argumentar que precisa de milhões de pessoas ouvindo suas músicas no Spotify, ou assistindo seus vídeos no YouTube, ou curtindo suas fotos no Instagram, para ganhar uma renda significativa, e isso é verdade, mas apenas porque essas plataformas só pagam uma pequena taxa do valor total do seu conteúdo. É o mesmo que era antes de haver serviços de streaming ou plataformas de mídia social: os criadores só recebiam o que sua gravadora, editora, estúdio ou outro intermediário lhes pagava.

No entanto, você pode ter um relacionamento direto com seus fãs de uma forma em que não haja uma grande plataforma coletando a maior parte de seus ganhos, para que você mantenha todo o apoio deles em vez de apenas uma pequena porcentagem. Plataformas de crowdfunding como Patreon e Kickstarter revolucionaram a maneira como artistas e criadores monetizam a si mesmos, e as pessoas que usam ativamente essas plataformas podem entender muito facilmente o poder que um pequeno grupo de fãs pode ter sobre alguém que eles gostam e apoiam.

Com o Blockchain, os Criadores têm mais uma forma de monetizar seu trabalho e podem ter um relacionamento ainda mais direto com seus fãs ou comunidade. Um bom exemplo disso é RAC, um artista vencedor do Grammy que ganhou cerca de US $39.000 (12,5 ETH) apenas vendendo uma de suas músicas para 100 fãs reais, o que no Spotify seria equivalente a 9,75 milhões de pessoas ouvindo essa música. Este é apenas um exemplo rápido de como um número menor de fãs pode ser equivalente a milhões de pessoas se eles forem realmente leais e quiserem apoiar seus artistas favoritos.

Em Cobogo, estamos criando uma infraestrutura completa que permitirá que Criadores se divulguem e acessem investimentos em equity, de modo escalável, assim como startups conseguem hoje em dia. Desta maneira, não precisarão desviar de seu objetivo criativo para obter seguidores ou sobreviver de criação de conteúdo. Poderão receber investimentos de investidores qualificados, angels e de sua própria comunidade, alavancando sua carreira de maneira nunca antes vista na Creator Economy.

Atualmente damos aos criadores a oportunidade de se apresentar como verdadeiros negócios. Podendo apresentar para potenciais investidores, marcas e membros de sua comunidade todas suas métricas, quem realmente são, serviços oferecidos, trabalhos anteriores –ou seja, o perfil completo de um business de Criador. Além disso, em um futuro próximo, Criadores que já se sentirem como negócios poderão incorporar um negócio em Delaware, lançar sua própria oferta pública para que possam receber investimento em equity, e de fato receberem investimento como uma startup, tudo dentro do ecossistema Cobogo.

Sobre a Cobogo:

Cobogo é um ecossistema de investimentos em Creators. Permitimos que Criadores se divulguem como empresas, incorporem seus próprios negócios nos EUA, lancem sua própria oferta pública de equity e recebam investimentos.

Website | Documentation | Discord | Twitter | Telegram

--

--